sexta-feira, 25 de julho de 2014

MERCOSUL financia com mais de 22 milhões de dólares reformas na Rodovia Nº 8 do Uruguai

O Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM) aportará 22,15 milhões de dólares não reembolsáveis para esta obra. Entre ambos os projetos, se realizará a reabilitação de 56,1 Kms da Rodovia Nº 8 que se encontra no nordeste do país; trecho que une os departamentos de Cerro Largo e Treinta y Tres. As reformas se realizarão entre o Tramo I do km 310 ao km 338 e o Tramo II do km 366 ao km 393,1.
Logo de assinados os acordos, o Ministro Luis Almagro manifestou que "tanto este como os outros projetos executados representam um exemplo de integração, oferecendo soluções concretas a problemas de infraestrutura básica e destacou o valor deste instrumento do bloco".
Com os convênios assinados entre a Chancelaria uruguaia e a Secretaría do MERCOSUL, o Ministério de Transporte e Obras Públicas se encarregará de executar e gerenciar a obra que implicará um investimento de US$ 31,26 milhões, dos quais US$ 22,15 milhões são aportados pelo FOCEM como empréstimo não reembolsável, ou seja, Uruguai não precisará devolver esse empréstimo.
Para efetivar a obra serão necessários dois concursos de licitação pública. Segundo estimam as autoridades, a posterior execução dos trabalhos terá uma duração de 23 meses.
O FOCEM opera desde 2006 com o objetivo de impulsionar projetos de fortalecimento da infra-estrutura e logística dos países da região. Também pretende diminuir as assimetrias no MERCOSUL e fortalecer a competitividade do bloco.