quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dilma acompanha posse do novo presidente do Peru

Dilma chegou à cerimônia acompanhada por presidentes sul-americanos.
À tarde, presidente brasileira participa de reunião da Unasul, em Lima. 

A presidente Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira (28) da cerimônia de posse do presidente do Peru, Ollanta Humala. Dilma chegou ao Congresso de La Republica, em Lima, por volta das 12h20 (horário de Brasília), onde assistiu ao discurso de posse do novo presidente do Peru.
  •  
Dilma no Peru (Foto: Pilar Olivares/Reuters)Dilma e presidentes sul-americanos na cerimônia de posse de Ollanta HUmala, em Lima, no Peru (Foto: Pilar Olivares/Reuters)
Na chegada, Dilma Rousseff passou em revista a tropas peruanos, acompanhada de autoridades brasileiras e outros presidentes sul-americanos como José Mujica (Uruguai), Cristina Kirchner (Argentina), Rafael Correa (Equador) e Evo Morales (Bolívia).
Em seu discurso, o presidente Humala reforçou a importância do intercâmbio e da parceria com outras nações da América do Sul. Humala é o primeiro esquerdista no poder no Peru desde 1975, quando ocorreu a queda do general Juan Velasco Alvarado, que chegou ao poder através de um golpe de Estado em 1968.

O novo presidente substitui no cargo o populista de direita Alan García, que não assistiu à cerimônia de posse para evitar vaias, segundo afirmou há alguns dias.
A cerimônia de posse de Humala é a primeira da qual a presidente Dilma participa desde o início do mandato, em janeiro.
A programação de posse inclui um almoço com os chefes de estado na residência oficial de Humala. Ela desembarcou na capital peruana na noite desta quarta (27) para as festividades de de posse do presidente do país Ollanta Humala.
Presidente do Brasil se reúne com outros chefes da estado da Unasul nesta quinta (28), em Lima (Foto: Pilar Olivares/Reuters)Presidente Dilma se reúne com outros chefes da
estado da Unasul nesta quinta (28), em Lima (Foto:
Pilar Olivares/Reuters)
Na tarde desta quinta, Dilma participa da reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), em Lima, no Peru. A reunião do grupo que reúne 12 países da América do Sul foi marcada para discutir a necessidade de integração da região, diante dos problemas econômicos enfrentados por Estados Unidos e países da União Europeia.
A primeira viagem depois de eleito feita por Ollanta Humala foi para o Brasil, em junho, apenas quatro dias após a eleição. O nacionalista peruano se reuniu com a presidente Dilma, em Brasília, e afirmou que os programas sociais brasileiros são um “modelo” para seu governo.
“É o primeiro país que estamos visitando na condição de presidente eleito, e a mensagem é que o Brasil é sócio estratégico, sócio importante. [...] Reconhecemos que o Brasil é um modelo exitoso que obteve crescimento econômico com estabilidade macroeconômica e inclusão social”, afirmou Humala na ocasião.

Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/07/dilma-acompanha-posse-do-novo-presidente-do-peru.html